Com o avanço das redes sociais e de diferentes canais de comunicação, muitas pessoas acreditaram que o e-mail marketing se tornaria uma ferramenta obsoleta na criação de conteúdo, conversão e fidelização de leads.
Apesar disso, esse meio ainda traz resultados incríveis para as empresas e não deve ser deixado de lado em um planejamento. A vantagem do e-mail marketing é que ele não demanda de algoritmos confusos, como os das redes sociais, para alcançar o público-alvo.
É necessário criar uma estratégia direta e eficiente, que faça sentido para a empresa. Além disso, existem algumas técnicas que melhoram as taxas de entrega, entregabilidade e de abertura.
Na Blocco Ag., contamos com diversos casos em que leads fecharam negócios após receberem e abrirem e-mails produzidos pela nossa equipe de Inbound Marketing. Alguns deles, aconteceram em conjunto com a CGL Construtora. Contudo, antes de trazer esses exemplos, vamos entender mais sobre o assunto, a partir dos seguintes tópicos:
- Qual a importância do e-mail marketing para um negócio?
- Como criar um e-mail marketing de sucesso?
- Crie uma lista poderosa de leads;
- Mantenha a base de leads atualizada;
- Aposte em conteúdo de valor;
- Automatize processos;
- Alavancando vendas por meio de e-mail marketing com a CGL Construtora.
Qual a importância do e-mail marketing para um negócio?
O e-mail marketing cumpre várias funções:
- Manter um relacionamento com o público-alvo, por meio de conteúdo educacional, promocional ou institucional;
- Direcionar tráfego estrategicamente para algum ponto, como redes sociais, blog, marketplace, etc;
- Auxiliar na tomada de decisões, já que ele é enviado regularmente e pode ser a solução para uma dor do cliente;
- Reativar base de contatos, pois o lead relembra da marca quando estiver precisando ou quando tiver recursos para efetuar a compra.
Porém, para que ele consiga cumprir esses objetivos, é necessário seguir algumas estratégias de conteúdo. Conheça algumas delas!
Crie uma lista poderosa de leads
Antes de tudo, para enviar um e-mail marketing é preciso ter uma boa lista de leads. Mas como fazer isso? Existem várias formas, que podem ser aplicadas dependendo da estratégia elaborada previamente.
Uma delas é por meio da divulgação de um material rico, como e-book, pesquisa ou catálogo, por exemplo. A condição para enviar esse conteúdo de valor, é que o usuário cadastre-se na base de contatos da empresa, inserindo dados pessoais. Atenção especial neste momento para seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)!
Outra opção é oferecer vantagens em troca do endereço de e-mail do usuário, como cupons de desconto na primeira compra, por exemplo.
Mantenha a base de leads atualizada
Os objetivos do e-mail marketing são que ele seja entregue, aberto e, em seguida, que o lead tome alguma ação, como comprar um produto/serviço, ou seja, direcionado para outra página. Se os e-mails não são abertos, o usuário não tem interesse em recebê-los.
Por esse motivo, é tão importante que a base de contatos esteja atualizada. É ideal que essa revisão seja realizada periodicamente, a cada seis meses ou um ano.
Além disso, os servidores de e-mail analisam se ele é spam ou não, com base na média de engajamento que eles recebem.
Outra maneira de impulsionar os resultados é realizar a segmentação do e-mail marketing. A partir dela, leads com características e interesses em comum, como idade e classe social, são agrupados.
Dessa forma, e-mails diferentes podem ser disparados para cada segmento. Assim, a probabilidade dele interessar o lead e, consequentemente, que ele interaja com o conteúdo é muito maior!
Aposte em conteúdo de valor
Existem técnicas apropriadas para escrever um e-mail marketing. Antes de tudo, o título precisa ser curto, idealmente com até 50 caracteres, e chamativo. Nesse caso, não é necessário ser sensacionalista, mas sim inteligente e criativo!
O copywriting precisa ser persuasivo e captar a atenção com poucas palavras. Para isso, uma das estratégias mais comuns, é apostar em emoções. Desperte a curiosidade ou o desejo do leitor.
Esse conjunto de dicas auxilia na abertura do e-mail. Agora, para manter a atenção do usuário, é necessário utilizar de outros recursos, como:
- Diagramação moderna e condizente com a marca;
- Recursos visuais, como fotos e ilustrações de boa qualidade;
- Linguagem simples e adaptada para o público-alvo;
- Frases curtas e divididas em parágrafos;
- Crie um Call to Action (CTA) atrativo para induzir o cliente a tomar uma ação. Vá além do “Saiba Mais” ou “Clique Aqui”!
Automatize processos
A tecnologia está disponível para facilitar processos e torná-los mais rápidos. Portanto, é interessante incluí-la no trabalho. Com o e-mail marketing não é diferente. Na Blocco Ag., por exemplo, utilizamos a plataforma RD Station para automatizar os e-mails.
A partir dela, é possível criar e-mails com base em modelos, acompanhar performances por meio de relatórios e desenvolver estratégias, utilizando segmentação, e-mails em sequência e agendamento.
Alavancando vendas por meio de e-mail marketing com a CGL Construtora
De acordo com a pesquisa Panorama de Marketing 2023, realizada pela RD Station, o segundo canal mais usado por empresas para divulgar os seus produtos e serviços é o e-mail marketing: 64% dos entrevistados afirmam que o utilizam com frequência. Esse meio de comunicação fica apenas atrás das redes sociais, com 88% de uso frequente.
Contudo, para que ele traga resultados positivos, é necessário ter conhecimento sobre como utilizá-lo. A Blocco Ag. conta com uma equipe especialista no assunto, que foi responsável por diversos cases de sucesso! Vamos conhecer alguns deles.
Durante a pandemia, em 2020, o envio de um e-mail marketing da CGL Construtora mudou a opinião de um cliente. Ele tinha optado por outro imóvel, até que foi impactado pelo conteúdo. Logo em seguida, ele entrou em contato novamente com o time comercial e investiu em uma unidade na cobertura do empreendimento Singular Champagnat.
Outro empreendimento da CGL Construtora também teve vendas por conta do envio do e-mail marketing. Nesse caso, é interessante destacar a cadeia pela qual o lead passou até efetuar a compra. Ele teve seu primeiro contato por meio do Linktree, na bio do Instagram.
Primeiramente, demonstrou interesse em um produto com ticket médio de R$ 400 mil. Apesar disso, ele entrou na base de contatos e começou a receber os conteúdos da construtora por e-mail. Ele se interessou, abriu os e-mails e conheceu outros empreendimentos. Por fim, investiu no House Ecoville.
Quer trazer esses resultados positivos para a sua empresa também? A Blocco Ag. te ajuda a impulsionar o marketing imobiliário para a sua empresa por meio do e-mail marketing e tantas outras ferramentas.