O que aconteceu em Fevereiro no mercado da construção - Revisão Fev/2020



Desde a queda do juros Selic as instituições financeiras têm investido em novas oportunidades para o consumidor. A Caixa, que já possui 70% do mercado imobiliário, não ficou de fora e é destaque da nossa revisão de fevereiro.




Financiamento

_______________________________________________________________

 

Caixa cria financiamento imobiliário atrelado a IPCA e CDI para pessoa jurídica

Em vigor desde o dia 17/02, as novas modalidades de crédito da Caixa para pessoas jurídicas permitem o financiamento de Apoio à Produção (financiamento do custo total da obra de imóveis ainda na planta) e Plano Empresa (financiamento de clientes pessoa física a partir da execução de 80% do empreendimento). As novas taxas partem de IPCA + 3,79% a.a., CDI + cupom de 1,48% e 119% do CDI. Nas operações indexadas à taxa referencial, as taxas mínimas baixaram para TR + 6,5%, percentual quase 3 pontos abaixo do anterior. Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, as novas medidas partiram de um pedido das construtoras para aquecer o setor.

 

Nova linha de crédito imobiliário com taxa fixa da Caixa

A Caixa lançou no dia 20/02 sua linha de crédito imobiliário com taxa fixa, válida para imóveis residenciais (novos e usados), com financiamento de até 80%. A taxa fixa mínima parte de 8% ao ano.

 

 

Inovação e tecnologia

_______________________________________________________________

 

Nova plataforma une Experiência do Usuário e Inteligência Artificial para encontrar imóveis que combinam com o consumidor

A plataforma Kzas coleta os dados do usuário através de um formulário de cadastro, solicitando informações como gosto e valores disponíveis. Ao final do cadastro o usuário já pode visualizar as opções disponíveis de acordo com os dados informados. Para as incorporadoras, a plataforma oferece uma área para cadastro de imóveis, que passam a fazer parte das opções dos usuários. A Kzas ainda disponibiliza bônus com empresas parceiras, retorno de parte da comissão para o comprador e auxílio na parte burocrática.

 

Vitacon entra no mercado de compra de imóveis

A incorporadora, que já tem lançado milhares de unidades por ano, também coloca suas apostas agora em uma plataforma iBuyer. Os proprietários de imóveis da incorporadora poderão usar a plataforma para revendê-los, recebendo uma proposta da própria incorporadora em até 48 horas. Para os compradores, o benefício é a segurança de conseguir revender o imóvel. Já a incorporadora pode revender o imóvel novamente ou utilizá-lo na Housi, sua outra plataforma para aluguéis.

 

 

Construção

_______________________________________________________________ 

 

Itapema chama a atenção de investidores e pode competir com Balneário Camboriú

Não é novidade que os arranha-céus de Balneário Camboriú têm ocasionado muita sombra na areia da praia, motivando os turistas a escolherem outros locais para veraneio. Itapema se tornou uma opção próxima, mais barata e mais regrada. Em 2018 os limites de altura dos prédios foram derrubados na condição de que as construtoras façam um cálculo chamado "cone de sombra", que mostra se o prédio vai ou não fazer sombra na areia. No período de 2017 a 2019, segundo dados do Secovi-SC, os apartamentos mais procurados foram os com mais de quatro dormitórios, que tiveram uma alta de preços de 14,1%, acima dos 8,41% de Balneário. Mesmo com a alta valorização, os apartamentos de luxo ainda custam quase metade do valor da Dubai brasileira, chamando a atenção de investidores, famosos e até mesmo clientes do exterior.

 

Cidade de São Paulo tem recorde de alvarás

Em 2019, a capital paulista superou o número de projetos de construção aprovados em 2018. Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), 909 projetos de construção de edifícios foram aprovados, uma alta de 29%. Ao que tudo indica, por conta de tantos alvarás aprovados, 2020 deve ser um ano de muitos lançamentos na cidade.

 

 

Governo

_______________________________________________________________

 

Governo Federal regulariza Lei 13.465/2017

No início do mês foi publicada no diário oficial da União a portaria que estabelece normas e procedimentos para a Regularização Fundiária urbana em áreas da União. A principal mudança é que qualquer pessoa pode procurar o governo para regularizar seu imóvel e obter a escritura.

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter e receba por e-mail novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas para construtoras! Clique aqui.

 

 

Ana Paula Tutui

Últimos conteúdos