Marketing de Conteúdo: entenda como aplicá-lo na Construção Civil


Ficar fora do mundo digital não é mais uma opção. Entenda o que é o marketing de conteúdo e como aplicar essa estratégia na sua construtora

Boa leitura!

Por que ir para o digital?

Durante muito tempo, a produção de conteúdo na internet apenas espelhava o que era feito no mundo off-line, reproduzindo as mesmas imagens, textos e personas - sem se preocupar com uma estratégia de marketing de conteúdo.

Com o passar dos anos e o crescente envolvimento dos clientes com as empresas de forma digital, esse cenário se modificou.

Hoje nenhuma estratégia gera resultados se feita no "achismo", por isso é necessário criar - e manter - uma estratégia de marketing de conteúdo para que sua construtora seja atraente.

Como afirma Philip Kotler - professor universitário e referência internacional em marketing -,  não é apenas o orçamento que define o sucesso de uma campanha, o conteúdo é primordial nessa questão.

“Quando as proposições de valor do produto não são atraentes, nem uma campanha de marca inteligente e um orçamento enorme poderão ajudar.”

Philip Kotler (Marketing 4.0)

Como funciona o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na produção e distribuição de conteúdos relevantes para os consumidores do seu nicho.

Para entender quem são os consumidores dentro do seu nicho, as dores deles e como seu produto pode ajudá-los, é necessário antes de qualquer coisa criar a sua persona.

As personas são a representação fictícia do seu possível cliente. Ela é tão importante para a estratégia de conteúdo pois garante que sua empresa irá entregar o que os clientes buscam consumir, não o que o líder da empresa ou a equipe acha gostaria de destacar na comunicação.

Isso também garante que pessoas alinhadas ao seu produto entrem em contato com ele. Futuramente, não irão só respeitar sua marca como autoridade no mercado, mas se tornam clientes fiéis - os advogados da marca.

O marketing de conteúdo possui diferentes formatos de produção, como:

  • Artigos para blog;
  • posts em mídias sociais;
  • e-books;
  • infográficos;
  • checklists;
  • campanhas de e-mail;
  • anúncios pagos;
  • vídeos;
  • webinars;
  • podcasts;
  • materiais interativos.
    • ex.: calculadora de investimentos.

E também podem ser distribuídos em diferentes canais, como:

  • Blog;
  • E-mail;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Youtube;
  • Twitter;
  • Pinterest;
  • Mídias pagas;
  • etc.

Benefícios da estratégia de marketing de conteúdo

Essa estratégia é a mais usada hoje no mundo digital, e pode ser distribuída de maneira orgânica ou através de anúncios , ou seja, utilizando o tráfego pago.

Além disso, sua empresa pode traçar objetivos e alinhar uma estratégia para alcançá-los.

Confira os principais benefícios para se utilizar o marketing de conteúdo na sua construtora ou incorporadora:

  • Aumento da visibilidade e autoridade da sua marca;
  • Facilitação de interações do relacionamento consumidor-marca;
  • Permanência constante da sua marca na memória do seu cliente através de estratégias de nutrição de leads;
  • Redução de custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Aumento da base de advogados da marca através da entrega de valor com os conteúdos.

Case de sucesso no Marketing de Conteúdo

Aqui na Blocco Ag. nós temos um grande case de sucesso: a cobertura de 1.5 milhões que foi vendida através do e-mail marketing.

Nessa edição do e-mail o foco se baseou em vender as coberturas que ainda estavam disponíveis do empreendimento da CGL - Construtora e Incorporadora, o Singular Champagnat.

O resultado veio logo, a partir desse e-mail foi vendida a cobertura de 1.5 milhões, e conseguimos isso através de um bom marketing de conteúdo. 

Como? Trazendo a premissa “Escritórios menores, lares maiores”.

Uma grande mudança depois da pandemia foi a necessidade de trabalhar em home office - mesmo que não integralmente. Portanto, pensamos em lembrar os nossos leads de como um espaço maior traria também mais conforto para essas situações.

Além disso, estávamos passando pelo pico da pandemia e muitas empresas estavam em home office por tempo indeterminado (jun/20), utilizamos esse gatilho para trazer a atenção do nosso lead.

Tema certo no momento certo. Ou seja, marketing de conteúdo não é sobre o que a sua empresa faz, mas sobre o que os clientes precisam.

Como gerar resultados reais com marketing de conteúdo?

Para gerar resultados reais, você precisa responder algumas perguntas. São elas:

O que deseja atingir com sua campanha de marketing de conteúdo?

Assim como qualquer estratégia, o marketing de conteúdo precisa de um objetivo. Alguns principais objetivos:

  • Autoridade e conhecimento da marca;
  • Gerar conversões e vendas;
  • Se tornar um portal de conteúdo referência no nicho.

Portanto entenda antes de tudo aonde você quer chegar, pois a abordagem dos conteúdos e o tipo de material diferem também.

Quem são seus consumidores e quais são os problemas e os desejos deles?

Lembra da persona? Ela é o pilar central do marketing de conteúdo, nada chega no objetivo final sem entender para quem você está escrevendo e o que ela busca resolver.

Como o produto da sua empresa de engenharia pode ser útil a sua persona? Traga o conteúdo de forma que seu lead/cliente verá que a sua empresa não quer apenas vender um produto, mas entregar uma solução.

Qual é o tema geral do conteúdo e o plano de conteúdo?

Não basta só entender como e para quem você vai falar, é necessário fazer um planejamento do conteúdo que será distribuído.

Aqui é interessante olhar para o seu nicho e entender dúvidas e temas recorrentes dos consumidores que interagem com o setor que sua empresa está inserida.

Quem cria o conteúdo e quando?

Para bons resultados de SEO a frequência de postagem é um fator que conta muito. Então lembre-se de inserir no planejamento de conteúdo quem será responsável por criar e distribuir esse conteúdo.

Em quais canais serão distribuídos os conteúdos?

Como já mencionamos, os tipos de conteúdo e os canais de divulgação mudam de empresa para empresa.

"Mas como saber onde vou publicar o meu conteúdo?"

É a sua persona que vai te mostrar!

Depois de realizado o trabalho da persona, você consegue entender onde seus potenciais clientes estão inseridos - se é no Instagram, Facebook, E-mail, Blog, Twitter, LinkedIn, etc.

ATENÇÃO:

Os tipos de materiais e a abordagem também irão mudar de acordo com o canal.

No LinkedIn, por exemplo, os conteúdos são mais profissionais, objetivos e sempre trazem dados que geram autoridade.

Já no Instagram são as imagens que chamam atenção, trazendo o foco para a estratégia de carrosséis de conteúdo ao invés de textos longos - como em um blog, por exemplo.

Outro diferencial do Instagram nos últimos tempos é a interação através de vídeo - seja nos reels, stories ou IGTV.

Como você planeja alavancar os itens de conteúdo e interagir com os consumidores?

Quando a estratégia de marketing de conteúdo começa a trazer resultados é natural que os clientes queiram realizar compras do seu produto e tirar dúvidas sobre ele.

Portanto, você deve pensar também em como você irá interagir com esses leads/clientes e permitir que eles cheguem sozinhos até seu time de vendas.

Alguns exemplos:

  • Landing Pages para conversão;
  • Botão de WhatsApp ou do telefone;
  • Formulário para que a empresa entre em contato;
  • etc.

Destaque-se até quando é necessário ficar "fazendo mais do mesmo"

Um plano de metas, mapeamento do público ideal, planejamento e criação do conteúdo é essencial para a estratégia dar certo.

Após a aplicação de todas essas etapas você poderá avaliar se a campanha é bem-sucedida e como ela pode ser melhorada, de acordo com as metas almejadas, e fazer os ajustes necessários.

Todos os planos devem estar muito bem alinhados para atingir o público certo com o conteúdo planejado - como falamos, não deve-se replicar de um canal digital para outro, e muito menos do off-line para o online.

O conteúdo deve sempre ser autêntico e pode até mesmo utilizar fontes externas para usar dados relevantes.

Para o mercado da construção civil, o conteúdo é muito mais específico, mas sempre há uma saída para não ser repetitivo.

Para se diferenciar da concorrência, as construtoras podem ir muito além das fotos de imóveis oferecendo o produto e contando sobre as características daquele empreendimento. Por exemplo:

  • Produzir conteúdo sobre o estágio da obra de um empreendimento, mostrando os avanços;
  • Posts contando sobre o uso de um material de alta qualidade;
  • Envolver o consumidor em uma história sobre a empresa ou sobre a visão por trás do empreendimento que está sendo lançado.

O grande diferencial é oferecer conteúdo original e de qualidade aos consumidores, ao mesmo tempo em que a empresa conta mais sobre si mesma.

Lembrando que isso pode ser distribuído em formatos diferentes para canais diferentes: um e-book, um blog post ou post nas redes sociais.

Então utilizar a internet para oferecer produtos de forma direta está errado? Não. Isso chamamos de anúncio pago, que é um tipo de conteúdo.

Podemos relacionar o anúncio a um folder de supermercados, com o nome do produto, peso e preço, informações básicas e diretas.

Já o conteúdo deve ser algo mais relevante ao consumidor, mas também fortemente associado à marca.

Aplicando o Marketing de Conteúdo

Quer saber mais como o marketing de conteúdo pode tornar sua empresa mais relevante no mundo virtual? Confira outros artigos no nosso blog.

Se você busca uma agência para te ajudar com o marketing da sua construtora ou incorporadora, venha conhecer mais sobre a Blocco Ag.!

Somos uma agência digital para o mercado da construção civil, atuando com especialidade na venda de imóveis. Já tendo participado da venda de mais de R$500 MM em VGV. 

Há 5 anos temos ajudado construtoras e incorporadoras - como a sua - a venderem mais, focando em estratégias inovadoras (off-line e online) direcionadas ao diferente momento dos seus produtos - incorporação, lançamento, execução ou pós-obra.

Fique à vontade para entrar em contato conosco.


Ricardo de Bem 

Sócio & Diretor Operacional Blocco Ag.

Especialista em marketing e vendas para construtora e incorporadoras. 

"Construindo o sonho de morar bem para todos"

Últimos conteúdos