Inovação: o que é e como o marketing pode ajudar a sua construtora a inovar


 

"Construindo o sonho de morar bem para todos"

Entenda o que é a inovação no contexto empresarial, e como a sua construtora e incorporadora pode se destacar no mercado através da inovação e do marketing

Você sabe o que é inovação? Ou como através do marketing digital você pode inovar e alavancar os produtos da sua construtora ou incorporadora?

Nesse post eu vou abordar o que é inovação, como ela se apresenta no mercado e o impacto do marketing digital nas empresas hoje.

Você verá:

  • O que é Inovação

  • A Inovação e o Empreendedorismo

  • Inovação e Marketing 

  • Marketing Digital na Construção Civil

  • Inovação não é só no Digital

Boa leitura!

Afinal, o que é inovação?

A inovação, no empreendedorismo, é caracterizada pelo sucesso de novas ideias, e que quando aplicadas geram resultados positivos para a empresa. Podem ser resultados como:

  • aumento do lucro;

  • soluções práticas para algum problema do setor;

  • criação de um novo produto ou de um novo segmento;

  • etc. 

Mas não confunda inovação com invenção ou aprimoramento. Os dois últimos possuem significados bem diferentes. 

A invenção se dá quando alguém cria alguma coisa que nunca existiu - seja algo material, uma metodologia ou uma solução para um problema que nunca foi resolvido.

Por outro lado, o aprimoramento se dá quando pegamos algo que já existe (uma ideia, um produto, uma solução) e é feito um melhoramento daquilo./

“Ok, mas porque é importante eu saber essa diferenciação?”

Porque não basta ser uma novidade para ser inovadora, deve-se gerar valor e atender à uma necessidade real dos seus consumidores. 

Inovação e o Empreendedorismo

Estamos com um mundo cada vez mais acessível e onde buscamos soluções mais rápidas e práticas para obter bons resultados. Por isso, uma empresa que possui a inovação como característica chave da sua cultura terá grande chance de sempre estar à frente de seus concorrentes no mercado.

Em 2018 a GE Global Innovation Barometer disponibilizou um relatório onde mostra que 65% das empresas que investiram em inovação naquele ano, tiveram impactos positivos nos seus posicionamentos dentro do mercado e na estrutura das suas organizações.

Outra pesquisa realizada no mesmo ano, a State of Innovation da CB Insights, mostra que 84.9% dos executivos entendem a importância primordial de inovar, no entanto, apenas 22% realmente investem em inovação.

As principais razões para os outros 78% dos executivos não estarem investindo possui algumas raízes, entre elas:

  • Falta de uma cultura organizacional baseada em erro e aprendizagem;
  • Foco em resultados de curto prazo;
  • Falta de competências multidisciplinares nos times envolvidos com inovação.

Nesse contexto, pensar em ciclos de inovação - como o método PDCA e o Design Thinking - ajudará a sua empresa além dos resultados. 

Afinal, um time que é encorajado a pensar, aplicar, errar/acertar e continuar tentando/aprimorando, irá naturalmente se arriscar mais e procurar soluções inovadoras.

Por isso existe uma grande importância em ter diferentes métodos de gestão e  uma cultura organizacional estruturada que conta com a inovação, erro e aprendizagem como pilares dela. 

Inovação e o Marketing

Um dos contextos que vem ganhando cada vez mais espaço para inovação nos últimos anos é o Marketing Digital. 

Na era da internet, ninguém está a salvo de uma revolução. Ao mesmo tempo que a tecnologia alavanca algumas empresas, tira do páreo aquelas que não investem em estratégias de marketing inovadoras. 

Isso acontece porque ainda é muito comum a falta de conhecimento sobre as mudanças do marketing tradicional para a era digital. Consequentemente, isso causa a perda de grandes oportunidades para a empresa.

Contudo, não basta apenas estar presente nas redes sociais oferecendo produtos. 

Mais de 80% dos compradores fazem pesquisas na internet antes de realizarem grandes compras. Por isso, é necessário aplicar estratégias que utilizam múltiplos canais e ferramentas para conquistar essa parcela de clientes.

É muito importante que as construtoras e incorporadoras tenham site, estejam nas redes sociais, e ofereçam conteúdos de valor para que o cliente chegue até elas - base de qualquer estratégia digital.

Além disso, é importante entender seu público-alvo a fundo para, caso necessário, adaptar essas estratégias para mobiles. 

A tecnologia e a internet não só alteraram a forma que os consumidores interagem com a sua empresa, como também dá a eles a liberdade de comparar, simultaneamente, os serviços oferecidos pela sua construtora e pelo seu concorrente.

Segundo o Google (2015), 65% dos usuários de smartphone buscam pelas informações mais relevantes na internet, independentemente da empresa que está fornecendo essas informações. A cultura digital fez com que a população criasse novos hábitos e personalizasse seu contato com as marcas.

O marketing digital na construção civil

Muito se engana quem pensa que inovação e o marketing digital só funcionam para nichos específicos. 

Hoje essa estratégia é usada por diferentes segmentos e se mostra a maneira de publicidade mais efetiva. Contudo, as estratégias de marketing vão ser diferentes e adaptadas para cada tipo de negócio. 

Assim como o marketing tradicional, o digital é um grande leque de possibilidades e deve ser analisado o que melhor se encaixa com o objetivo da sua construtora - sendo o marketing de conteúdo a estratégia que mais traz resultados com um baixo custo.

Mas não se engane, o marketing tradicional não morreu! A melhor estratégia é aquela que consegue unir o marketing tradicional com o digital. 

Além dos resultados - e da possibilidade de contemplar diferentes tipos de público e momentos na jornada de compra -, é possível metrificar melhor os resultados da estratégia offline também. Calma que já vou falar mais sobre isso!

Inovação não é só com o Digital

Parece ser natural associar inovação com internet, mas na verdade um marketing inovador também conta com estratégias offline - e que podem ser inovadoras através da tecnologia, não necessariamente da internet. 

Lembra quando comentei que as melhores estratégias mesclam o marketing tradicional e digital? Isso acontece porque abordagens offline e online são altamente eficazes, e quando usadas em conjunto - além de trazerem mais resultados - permitem a mensuração dos dados de estratégias offlines também. 

Hoje a jornada de um consumidor interessado em comprar um imóvel pode durar mais de 30 meses. Por isso, para que sua construtora se destaque e o cliente consuma o seu produto, o marketing deve estar acompanhando ele muito antes da decisão de compra.

Depois que entendemos a importância de investir no marketing como um todo - não só no digital -, devo ressaltar que você não deve ter medo de tentar coisas novas, o repertório de estratégia é também muito importante. 

Quanto mais estratégias você testa, mais você aprende e tem sucesso. Com variedade de abordagens e uma boa análise de dados, é possível entender melhor quais estratégias estão funcionando e devem ser mantidas, e quais podem ser ajustadas ou substituídas. 

Na Blocco Ag. temos a CGL Construtora como um case de sucesso nesse âmbito. Hoje os leads da construtora já foram triplicados e dois lançamentos tiveram as vendas esgotadas ainda na etapa de pré-venda. Tudo isso com um investimento de ⅔ da verba. 

Por que ele é um grande case de sucesso? Porque esses resultados vieram da combinação dessas estratégias. Assim como nós focamos na produção de conteúdo, tráfego pago e presença online, também existiram estratégias offline com foco principalmente em posicionamento de marca. 

Onde investir na publicidade digital? 

Você pode imaginar a resposta: redes sociais e pesquisa. 

O Facebook e o Google são os grandes responsáveis pelo crescimento desse universo. Segundo a publicação Digital in 2017 Global Overview da We Are Social, o Brasil está na terceira posição entre os países com mais usuários ativos no Facebook, totalizando 122 milhões de usuários.

Além disso, outros dados apontam que:

  • O Brasil é o 2º país que mais passa tempo conectado às redes sociais;
  • O Google é a ferramenta de pesquisa mais popular do mundo, onde milhões de brasileiros procuram por soluções diferentes todos os dias.

E como investir certo? 

De nada adianta ser o primeiro resultado das pesquisas no Google se seu conteúdo não for relevante para os seus consumidores. A agregação de valor é um fator fundamental para ter sucesso na atração dos clientes. 

Portanto, tenha em mente essas 4 perguntas básicas:

  1. Do que o seu cliente precisa? 

  2. Quais as principais dores ou dúvidas dele?

  3. Como você pode ajudá-lo?  

  4. Quais são seus interesses?

Dentro desse cenário é importante ter a criação de uma persona, fluxos de venda, jornada do cliente, branding e muitas outras etapas para que o marketing seja aplicado com eficiência em sua construtora e incorporadora.

Além disso, não pense que o marketing de conteúdo é “apenas mais uma estratégia de marketing”. Nela é possível atingir diretamente o seu público, interagir com ele e, principalmente, inovar a maneira como você irá chegar até os seus consumidores. 

Além do mais, manter um cliente pode custar até 5 vezes menos do que conquistar um novo. Isso pode ser comprovado através da análise de dados do processo de compra dos seus clientes. Uma vez que esses dados são mensurados, você pode otimizar todo esse processo.

Quer inovar?

Você busca inovação, tem interesse em implementar o marketing digital na sua construtora/incorporadora mas não possui uma equipe de marketing ou não sabe por onde começar? Então a Blocco Ag. pode te ajudar nisso. 

Somos uma agência digital para o mercado da construção civil, atuando com especialidade na venda de imóveis. Já tendo participado da venda de mais de R$500 MM em VGV. 

Há 5 anos temos ajudado construtoras e incorporadoras - como a sua - a venderem mais, focando em estratégias inovadoras (offline e online) direcionadas ao diferente momento dos seus produtos - incorporação, lançamento, execução ou pós-obra.

Por isso, se você precisa de uma solução de marketing nesse momento crítico, nós podemos te ajudar!

Fique à vontade para entrar em contato conosco, sem compromisso.


Francisco Dullius 

Sócio & Diretor de Receitas Blocco Ag.

Especialista em marketing e vendas para construtora e incorporadoras. 

"Construindo o sonho de morar bem para todos"

 

Últimos conteúdos