Destaques de um especialista em marketing imobiliário para sua construtora vender mais imóveis



2 estratégias negligenciadas pela maioria das construtoras e incorporadoras que têm alto potencial de gerar vendas.

Olá, eu sou o Ricardo da Blocco Ag. e estou aqui para falar o que você precisa fazer para vender imóveis. Estou vivendo há 6 anos na ilha do silício, Florianópolis, e até hoje participei diretamente das ações de marketing de mais de 500 milhões de reais em VGV. Para algumas incorporadoras isso é muito, para outras, nem tanto. Para mim, essa é minha escola: tecnologia, testes e resultados.

 

Aprendo colocando a mão na massa e testando novas oportunidades sempre. Empreendo a 5 anos e se tem uma coisa que aprendi com isso é que estamos sempre em fase beta. Sempre aprendendo. 

 

No meio desse aprendizado errei muito, mas também acertei bastante. O que realmente importa é que meus acertos superam meus erros e com isso entrego sucesso real para os clientes da Blocco.

 

Aqui na agência estamos colecionando cases de retorno sobre investimento. ROI’s de 2700% em um mês, 15.100% em 6 meses (saiba como fizemos isso) e 9.900% em um ano. Pude entender algumas boas práticas que entregam verdadeiro sucesso para as incorporadoras e é justamente essas dicas que quero compartilhar com você hoje.

 

1. Persona vem antes de tudo

Você já deve ter ouvido falar sobre o conceito de ‘‘persona’’. Ele é mais profundo que um estudo de público alvo, pois trata de dores, dúvida e desejos além dos dados demográficos.

 

Caso você não saiba como definir a sua persona, nesse nosso outro post você vai encontrar uma sessão falando exclusivamente sobre isso. Lá tem também uma ferramenta conceitual e outra web para te auxiliar nesse processo.

 

Apesar de já ser um conceito bem disseminado, a verdade é que pouquíssimos dão o devido valor que ele tem.

 

Eu quero te dar duas opções e você escolhe que mais te agrada. Pode ser?


Vamos lá!


Opção 1: Vou te dar 50 milhões de reais em ‘‘produto A’’ para você vender no centro de Florianópolis. Simples assim.

 

Opção 2: Agora eu também vou te dar 50 milhões de reais em ‘‘produto B’’ para você vender no centro de Florianópolis. Mas desta vez, eu tenho certeza que existem no mínimo 1000 pessoas com as exatos problemas que o produto B soluciona e também possuem o capital necessário para adquiri-lo.

 

Qual dos dois produtos você prefere vender?

 

Espero que você esteja optando pelo B, assim como eu. 

 

A inteligência de ‘‘para quem’’ você está construindo é pouco utilizada no mercado da construção civil. Ao mesmo tempo, ela está cada vez mais acessível e barata. 

 

Conhecer quem vai consumir o seu produto facilita muitas fases do seu empreendimento. A concepção de produto, o lançamento, as vendas durante a fase de execução e, principalmente, as estratégias de marketing que permeiam todas as fases.

 

Minha recomendação é que antes de definir o próximo produto que sua incorporadora irá lançar você estude muito bem a(s) persona(s) que vai querer adquirir um imóvel naquela localização. Desenhe um imóvel para essa persona.

 

2. A varinha mágica do marketing imobiliário

No meio de uma concorrência cada vez mais acirrada no setor, é normal (e necessário) buscar estratégias inovadoras para chamar a atenção do seu público. A máxima ‘‘precisamos de algo diferente’’ aparece geralmente quando não atingimos as metas. 

 

Seu concorrente cresce ali, um estoque empaca aqui, e então é dada a largada para encontrar a varinha mágica do marketing que vai solucionar tudo isso do dia para a noite.

 

Se você me permite a metáfora cafona, eu diria que você não deve construir uma casa sem um firme fundamento. O mesmo vale para as estratégias de marketing da sua empresa.

 

Antes de buscar alternativas inovadoras para atração de interessados, tenha certeza que todas as medidas básicas já foram tomadas.

 

Alguns pontos: Tenha certeza que sua estratégia de anúncios digitais em mídias sociais e no Google já estão rodando de forma otimizada. Garanta que seus plantões de vendas já contam com todos os atributos necessários. Certifique-se que a marca do seu empreendimento foi desenvolvida por um profissional qualificado e, principalmente, que ela está comunicando de forma eficiente com o seu público alvo. 

 

Os gestores de construtoras e incorporadoras precisam entender que assim como investem na qualidade de seus imóveis (fundação, canos pvc ou ppr, porcelanatos, elevadores, etc) para valorizá-los mais, precisam investir também no valor da sua marca.

 

O que estou evangelizando aqui é sobre a importância dos investimentos no ‘‘beabá’’ do marketing: redes sociais, Google, outdoor, busdoor, rádio, televisão, entre outros. Infelizmente, esse conhecimento é muitas vezes negligenciado.

 

Por isso, se você está em busca de uma varinha mágica do marketing imobiliário eu tenho um palpite: constância em estratégias de marketing clássicas vão entregar previsibilidade e equilíbrio nos seus resultados de vendas.

 

Não deixe para investir pesado apenas no lançamento, como também não corte primeiramente o marketing no tempo de crise. A constância vai ser o seu escudo das oscilações. As pessoas compram de quem confiam. Mais importante ainda, elas confiam em quem conhecem. Por isso quando sua construtora ou incorporadora estiver sempre presente nas lembranças do seu público-alvo, os resultados virão.

 

Quem é a Blocco Ag.?

 

A Blocco Ag. é uma agência digital para o mercado da construção civil. Estamos há 4 anos no mercado e atuamos com especialidade no marketing imobiliário. 

 

Temos o privilégio de estar localizados na Ilha do Silício, considerada o pólo nacional de tecnologia e inovação: nossa linda Florianópolis. Por isso, estamos constantemente bebendo da fonte de inovação.

 

Nosso propósito é contribuir para a reconstrução das nossas cidades. Fazemos isso firmados em cinco pilares: pessoas, criatividade, tecnologia, dados e resultados. 

 

Está buscando resultados através do marketing da sua construtora? Nós podemos ajudar.

 

Clique aqui para falar com a gente.

 

Muito obrigado por ter chegado até aqui e até a próxima!

 

Ricardo de Bem

Criatividade + Pessoas + Dados + Design = Resultado.






Últimos conteúdos