A Era 4.0 no Marketing Digital


Você já pode ter ouvido falar da Indústria 4.0,  Profissional 4.0, Marketing 4.0 e do mundo 4.0, mas já parou para pensar no que tudo isso significa?

O termo da indústria 4.0 tem origem do número de revoluções industriais. A primeira, do manufaturamento mecânico; a segunda, da produção em massa com a eletricidade; a terceira, da digitalização e; a quarta, dos sistemas cyber-físicos. Em cada uma das revoluções, não apenas a indústria é atingida e modificada, mas todas as profissões e outros ramos do mercado. E com a Indústria 4.0, surge também o Marketing 4.0, e vou te mostrar nesse post como se preparar para as mudanças e no que elas impactarão sua empresa.

PHILLIP KOTLER

Temos um mestre no mundo do marketing: seu nome é Phillip Kotler e, por incrível que pareça, ele tem 86 anos. Assim como na era anterior (3.0), esta também foi definida através de uma publicação, seu mais novo livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.

O PhD em Economia formado pelo MIT começou a ensinar marketing em 1962 em uma universidade norte-americana. Ele acreditava que o marketing era uma parte essencial da economia, e foi com esse pensamento que escreveu o livro Administração de Marketing, considerado a bíblia da administração de marketing. No mínimo, Kotler tem muita credibilidade em suas ideias.

AS ERAS DO MARKETING

O marketing 1.0 começou na era dos produtos, onde os clientes se adaptavam aos produtos e as empresas não faziam esforços para atender às necessidades do consumidor. Já o marketing 2.0 começou quando as empresas começaram a focar na satisfação do cliente, já que o mesmo tinha a escolha de comprar da empresa A ou da empresa B. Quanto ao marketing 3.0, Phillip define em 3 valores: colaboração, cultura e espiritualidade. Com esses valores a empresa torna-se mais humanizada, ainda mais preocupada com o cliente.

Nessa entrevista, Kotler diz “O Marketing 4.0 trata da revolução digital no Marketing. As empresas continuarão a fazer Marketing tradicional centrado na TV e mídia impressa, mas o Marketing Digital (mídias sociais, telefones celulares, internet) aumentará. As empresas precisam saber como misturar e conectar seu Marketing tradicional e seu Marketing Digital. Nós descrevemos como fazer isso no livro.”

Traduzindo Kotler, a expressão marketing 4.0 se aplica ao desafio das marcas de envolver um público que tem cada vez menos tempo para tudo.

IMPACTO DO 4.0

Mais importante do que conhecer o conceito do Marketing 4.0, é entender como ele vai impactar sua empresa e quais as ações necessárias. Primeiro: lembre-se sempre de que a internet já faz parte do dia a dia das pessoas por todos os lados, e nela são encontradas informações de todos os tipos em milésimos de segundos, inclusive já escrevemos um post sobre o assunto.

Anteriormente, o diferencial era a exclusividade de um produto, mas hoje, a marca terá mais valor pela capacidade de inclusão nos mercados emergentes. No 4.0 empresa e clientes estão lado a lado, não mais em uma hierarquia vertical, devido ao poder de informação do consumidor. A compra tornou-se um ato social, não mais individual, pois os clientes compartilham experiências que constroem o nome da marca, e essa troca de experiências são fundamentais na decisão de compra.

COMO SE ADEQUAR

Para acompanhar o desenvolvimento de uma era sem ficar para trás, você precisa seguir algumas recomendações essenciais:

Seja uma empresa querida: acabe com a fama de que empresas de respeito são frias e impessoais. Uma marca deve ser humanizada para criar conexão com seus clientes e estabelecer um bom relacionamento. Você já deve ter ouvido falar da Lu, do Magazine Luiza, que é a garota propaganda da loja, dá dicas para os clientes e interage com eles nas redes sociais, transmitindo essa humanização da marca.

Seja uma empresa relevante! Estamos em uma época em que o consumidor é bombardeado todos os dias por diversas informações, é já é inevitável que ele desvie das propagandas. No entanto, conteúdos relevantes atraem consumidores e faz com que você se aproxime deles na hora que eles precisam. Umas das formas de fazer isso é usar o Inbound Marketing na sua empresa, leia mais sobre a estratégia nesse post.

Já sabe como começar a implementar essas ações na sua empresa? Podemos te ajudar! Para começar, você pode fazer um raio-x gratuito do seu marketing digital e receber um diagnóstico preciso. Leia também os posts que linkamos nos textos e esteja por dentro das novidades aqui no nosso blog :)

Até breve!

Últimos conteúdos