3 dicas para sua construtora continuar vendendo em época de quarentena



Conheça o caminho para preparar seu time comercial, ajustar as estratégias do seu marketing e facilitar a vida do seu cliente.

São tempos difíceis. Nunca antes na história da humanidade estivemos todos juntos passando pelo mesmo desafio ao mesmo tempo como acontece nessa fase das nossas vidas. A única certeza que temos no momento é que as pessoas vão mudar, o mundo vai mudar.

Em uma reunião estratégica, escutei Paulo Toledo (especialista em lançamentos imobiliários)  trazer uma reflexão que vale pensarmos juntos aqui. Ele disse: ‘‘Estamos iniciando a travessia desta ponte (metafórica) que não conhecemos o destino e nem o tamanho. Somente sabemos que o ‘‘eu’’ que inicia a travessia não é o mesmo que sairá lá no final. Por isso a palavra de agora é: adapte-se’’.

É com esse pensamento que inicio esse artigo. O momento de adaptar-se é agora. Meu objetivo aqui é te apontar 3 caminhos para iniciar a adaptação da sua construtora. 

Vamos pisar fundo no acelerador...

A modernização dos processos de marketing e vendas do mercado imobiliário já vem avançando em largos passos nos últimos anos. Enquanto incorporadoras como Vitacon e Dimas têm inovado no desenvolvimento e comercialização dos seus produtos, Quinto Andar, OLX e Grupo Zap também estão transformando a forma como negociamos imóveis, seja para venda ou aluguel.

A mudança está ocorrendo, mas o cenário atual força a catalisação desses avanços. As vendas de imóveis não podem mais depender da visita no plantão ou do contato físico. Também não pode deixar de existir. 

Boa hora para investir em imóvel...

A verdade é que hoje o imóvel é, novamente, um dos melhores investimentos disponíveis no mercado. Tanto o investidor que está capitalizado quanto o pequeno investidor que quer garantir segurança e rentabilidade para o seu dinheiro têm um cenário favorável. Os preços vão baixar, os investimentos em bolsa não estão mais tão atrativos por conta da instabilidade e então os olhos se voltam para o imobiliário.

Certo. O momento apesar de difícil apresenta algumas boas perspectivas.

Mas a sua incorporadora está preparada para vender nesse novo contexto?

Vamos as 3 dicas que já estamos executando com os clientes da agência para estarmos preparados.

1. Treine o seu time comercial para realizar atendimentos online

Antes tarde do que nunca.


Seu time comercial, seja interno ou via parceiros, precisa estar capacitado e munido de ferramentas que o permitam vender de forma online.

O quero dizer com CAPACITADO?

Todos os participantes do seu time comercial precisam ter conhecimento claro dos processos de marketing e vendas que levam o lead até ele e principalmente o que ele deve fazer durante as fases do atendimento.

Capacite seu time para que tenha domínio do processo de ponta a ponta: atendimento inicial, reunião de qualificação, demonstração, proposta, negociação e fechamento.

Se você perceber, para cada estágio do funil de vendas ele precisará ter acesso e domínio de algumas ferramentas como CRM, sala virtual para reuniões e até mesmo softwares de texto e mensagem como o Whatsapp.

Sobre FERRAMENTAS eu tenho algumas dicas para te ajudar:

- Para fazer reuniões online você pode usar o Whereby(nosso preferido), Google Hangouts, Microsoft Teams, Zoom ou o nosso antigo conhecido Skype

- Como CRM para organizar seu processo de venda temos os principais do mercado para construtoras e incorporadoras: Construtor de Vendas, AppFacilita, SuaHouse e HypnoBox.

Antes de optar por utilizar alguma dessas ferramentas, teste e avalie a fundo as funcionalidades e usabilidade dos programas. Escolha a que se encaixar melhor para sua realidade.

Aqui na Blocco já apoiamos e continuamos apoiando muitas incorporadoras na estruturação de seus processos comerciais, sejam eles digitais ou tradicionais. Caso você precise de ajuda para estruturar o seu, pode nos contatar clicando aqui.

Com isso, vamos a segunda medida.

2. O orçamento de marketing deve estar focado nas ações digitais

Você já está usando o marketing a favor da sua construtora? Se sim, perfeito! Temos algumas dicas importantes para você alinhar com os responsáveis do setor. Você não está investindo em marketing para sua construtora? O primeiro passo é aprender a planejar e saber quanto deve investir, nessa postagem outra postagem do blog falo exatamente sobre esses dois pontos.

Não é preciso muita concentração para reparar que não faz sentido investir em Outdoor ou panfletos se não tem ninguém na rua para vê-los. Eles são importantes, sim! Infelizmente o momento não está favorecendo esse modelo. Por isso, vamos nos adaptar!


Parar de investir em marketing agora não deve ser a sua primeira opção de cortes. O setor da construção civil acaba de vir de uma retomada da crise que foi até o final de 2018. Nesse período o grande aprendizado que tivemos foi que as construtoras que continuaram a investir em marketing cresceram mais que as outras.

Cortar marketing nesse momento é abraçar a ‘‘geladeira das vendas’’. Você não quer congelar.

Por isso, traga seu orçamento para o digital.

O processo será relativamente simples: você vai investir em anúncios digitais, pessoas vão disponibilizar seus contatos para receber informações sobre os produtos e esse é o momento de você aplicar o processo comercial ‘‘redondinho’’ da sua construtora/incorporadora ou imobiliária.

Nessa outra postagem do nosso blog nós falamos sobre uma estratégia matadora pra atrair leads para sua construtora.

Precisa de ajuda para estruturar o marketing digital da sua construtora? Estamos aqui para te ajudar, clique para falar com a gente.

3. Facilite a vida do seu cliente

As pessoas estão evitando estresse, ansiedade, atritos ou qualquer negativo ao máximo nesses dias. Por isso, é essencial que a experiência que o seu lead tenha com a sua empresa seja algo muito positivo.

Atendimento curto e grosso, corretor atrapalhado com reunião online e/ou descaso não podem fazer parte do relacionamento com seu cliente.

Hoje mais do que nunca o papel de ‘‘ajudador’’ deve ser incorporado por todos da sua empresa.

Algo muito positivo que vem acontecendo em meio a tudo isso é a crescente solidariedade entre as pessoas. Aqui no meu condomínio todo dia tem alguém diferente oferecendo pra trazer algo do mercado para os idosos que não podem sair. Pessoas estão cantando nas sacadas e aplaudindo os profissionais de saúde. 

Nós precisamos de interações positivas. Se sua marca proporcionar um sentimento ruim ao cliente, esquece. Você já deve ter ouvido ‘‘que não lembramos do que as pessoas nos falaram, mas sim de como elas nos fizeram sentir.’’

Portanto, invista na motivação do seu time (mesmo que esteja de home-office) e ressalte o papel que ele tem de tornar a vida das pessoas mais fácil e feliz.

Proatividade e empatia são mais importantes do que nunca.

Por hoje é isso,

A esperança de todos aqui da agência é que você e sua família façam uma boa travessia. Que cheguem ao final dessa ponte com saúde, trabalho e felizes. Sabemos que o momento é de preocupação, por isso se pudermos contribuir de alguma forma positiva com você conte conosco!

Vamos juntos!

Quem é a Blocco Ag.?

A Blocco Ag. é uma agência digital para o mercado da construção civil. Estamos há 4 anos no mercado e atuamos com especialidade no marketing imobiliário. 

Temos o privilégio de estar localizados na Ilha do Silício, considerada o pólo nacional de tecnologia e inovação: nossa linda Florianópolis. Por isso, estamos constantemente bebendo da fonte de inovação.

Nosso propósito é contribuir para a reconstrução das nossas cidades. Fazemos isso firmados em cinco pilares: pessoas, criatividade, tecnologia, dados e resultados. 

Está buscando resultados através do marketing da sua construtora? Nós podemos ajudar.

Clique aqui para falar com a gente.

Muito obrigado por ter chegado até aqui e até a próxima!

Ricardo de Bem

Criatividade + Pessoas + Dados + Design = Resultado.

 

Últimos conteúdos