1 forma inteligente de atrair leads para sua construtora



Acabei de vender uma cobertura de R$1.300.000,00 usando essa estratégia.


Olá, eu sou o Ricardo da Blocco e é um prazer ter você aqui comigo. Meu objetivo aqui é que a leitura desse artigo você consiga vender os imóveis da sua construtora com mais eficiência e eficácia. Vamos lá?!

Eu admiro muito as construtoras do nosso Brasil. Afinal de contas, são elas que estão construindo nossas cidades. Desde os loteamentos do interior até os arranha céus em Balneário Camboriú, as cidades são formadas a partir da coragem e empreendimento das construtoras e incorporadoras.

E que coragem, não é mesmo?!

A responsabilidade que uma construtora assume com seus consumidores não é nada simples. É muito estudo de engenharia, finanças e comportamento da população local para garantir a segurança e satisfação dos seus clientes.

Mas hoje para que uma construtora e/ou incorporadora possa crescer, ela tem que ir além de apenas construir bem. Além disso, a construtora precisa saber vender seus imóveis.


É por isso que estamos aqui, afinal, toda venda começa com o marketing. Falando em início da venda, vamos falar sobre 1 jeito inteligente para você atrair leads para sua construtora e vender.

O funil de venda, a jornada de compra e o lead 

É provável que você já conheça o conceito de funil de vendas. Nós utilizamos bastante ele para definir as estratégias dos nossos clientes aqui na agência. É por isso que sempre falamos sobre isso e a minha sugestão é que você aplique esse conceito no seu contexto fortemente.

Vou te apresentar uma tabela que compara Estágio do Funil de Vendas com a Jornada de Compra. De bônus, ainda colocamos os responsáveis por cada estágio no final. Dá uma olhada:

Estágio do funil de vendas

Jornada de compra

Responsável

Atração de interessados

Aprendizado e descoberta

Marketing

Qualificação de leads 

Reconhecimento do problema 

Marketing e Vendas

Negociação de oportunidades

Consideração da solução

Vendas

Venda 

Decisão de compra

Vendas

Pós-venda

Cliente para fã

Marketing e Pós-Venda

 

É simples, quanto mais leads atraídos no topo do funil, mais vendas no fundo do funil.

 

‘‘O que significa lead?’’

Esse é um termo difundido no mercado para denominar possíveis clientes que demonstraram interesse em algum produto seu. A palavra ‘‘lead’’ significa ‘‘pista’’ em inglês. A ideia é que a pessoa que entrou em contato com você (solicitou mais informações, por exemplo) te deu uma pista que pode se tornar um cliente seu.

Certo, mas em termos práticos, o que posso fazer para atrair leads de forma inteligente?

Okay, vamos lá!

A estratégia que vou compartilhar com você aqui vem diretamente das mesmas estratégias que utilizamos com nossos clientes aqui na Blocco Ag. Por isso consideramos estratégias inteligentes para atração leads para sua construtora. Afinal, temos feito isso já há algum tempo e experimentado resultados bem interessantes.

Resultados? Vendas! Sim, os resultados dos nossos esforços em marketing se tornam vendas de imóveis.

Ontem mesmo, em relação ao dia que escrevo esse post, recebi a notícia que uma cobertura de R$1.300.000,00 foi vendida em um bairro nobre de Florianópolis, Santa Catarina. O lead havia sido atraído inicialmente pelas redes sociais em novembro de 2019 e fechou o negócio em fevereiro de 2020.

Esses números fazem sentido para você? Vamos falar sobre essas estratégias agora mesmo.

 

Atraindo leads para construtora com redes sociais

As redes sociais do momento são Facebook, Instagram e Youtube. Talvez isso soe um pouco óbvio hoje em dia, mas você lembra quando estávamos todos mergulhados no falecido Orkut? Ha! Além disso, o TikTok está crescendo bastante entre os jovens

De qualquer forma, o que vamos explorar hoje é o Facebook e Instagram.

Há quem diga que o Facebook está morrendo e o Instagram assumiu o protagonismo. Em questões de números de venda, isso não é verdade. Pelo menos, não para nós. Em cima disso, o Instagram ainda é propriedade do Facebook. Logo, está tudo dentro de casa.

A essa altura, você já deve conhecer a importância de ter uma rede social com publicação de conteúdo constante e de qualidade. Isso é algo mais básico na estratégia de marketing de qualquer construtora. Meu foco nesse artigo está em passar algo um pouco mais complexo. No caso, isso vai envolver gestão de orçamento online, gestão e otimização de dados e inteligência de criativos. Um marketing imobiliário bem planejado e executado precisa disso.


Vamos falar sobre como os anúncios nas redes sociais do grupo Facebook, no caso Facebook e Instagram, vende imóveis.

 

Anúncios no Facebook e Instagram

O Facebook é uma ferramenta magnífica de marketing e vendas. Com mais de 127 milhões de usuários mensais, você pode comprar espaços de anúncios em diversos espaços para impactar essa audiência gigantesca. Inclusive, a mesma ferramenta que gerencia os seus anúncios do Facebook, é também a que gerencia os anúncios no Instagam.

Além da audiência gigante, eles conhecem muito bem os dados e perfis comportamentais de cada um. Com isso, você pode optar em anunciar para um público segmentado. Públicos com interesse em apartamentos, na região do bairro x, de 25 a 60 anos, por exemplo.

Dentro de todas as possibilidades de anúncios dentro do Facebook, uma delas merece destaque: é possível montar um anúncio onde a pessoa se cadastra em troca de mais informações. 

Essa estrutura de anúncio fornece um botão de ‘‘Cadastre-se’’. Quando o consumidor clica nesse botão um formulário aparece para ele preencher os dados. Nesse cadastro você pode coletar o nome, telefone e e-mail do lead, por exemplo. O próximo passo é o time comercial receber essas informações e iniciar o atendimento o quanto antes.

Aqui vão algumas dicas para construir um bom anúncio:

  • Invista nas imagens em 3D do seu empreendimento
    Quanto mais realista a renderização, mais fácil será do seu cliente se imaginar morando nesse futuro imóvel. Essa realidade é refletida nos anúncios. Os anúncios de imóveis na planta que performam melhor são sempre aqueles com a imagem mais realista.

 

  • Vídeos convertem mais
    Essa é uma informação especial de ter. Por isso, vale a pena investir na produção de vídeos para sua construtora. Os vídeos chamam muito mais atenção que uma imagem estática. Por mais simples que sejam, no geral, eles tendem a performar melhor qualquer imagem.

  • Anúncios com imagem da planta convertem mais
    A partir dos nossos testes aqui com nossos clientes, essa é uma dica que tem funcionado bem nos últimos tempos.

 

Você conseguirá converter todo o seu investimento em contatos para o time comercial. Isso é diferente da maioria das mídias offline. Por isso, muitas vezes o marketing digital é muito mais rentável para a construtora/incorporadora.

Faz sentido para você?

É claro que no marketing imobiliário, não existe uma varinha mágica que vai trazer milhares de resultados. Inclusive, para que você potencialize todos os resultados é essencial que todas as suas estratégias estejam conectadas. Para te ajudar no planejamento e execução das estratégias de marketing para sua construtora, nós escrevemos esse outro artigo no blog sobre esse assunto

 

Quem é a Blocco Ag.?

A Blocco Ag. é uma agência digital para o mercado da construção civil. Estamos há 4 anos no mercado e atuamos com especialidade no marketing imobiliário. 

Temos o privilégio de estar localizados na Ilha do Silício, considerada o pólo nacional de tecnologia e inovação: nossa linda Florianópolis. Por isso, estamos constantemente bebendo da fonte de inovação.

Nosso propósito é contribuir para a reconstrução das nossas cidades. Fazemos isso firmados em cinco pilares: pessoas, criatividade, tecnologia, dados e resultados. 

Está buscando resultados através do marketing da sua construtora? Nós podemos ajudar.

Clique aqui para falar com a gente.

Muito obrigado por ter chegado até aqui e até a próxima!

 

Ricardo de Bem

Criatividade + Pessoas + Dados + Design = Resultado.

 

Últimos conteúdos