Em nosso blog você encontra muita informação sobre marketing imobiliário digital. Desde planejamento de marketing para construturas até como ter uma campanha de e-mail marketing poderosa.
Neste post seremos mais específicos e falaremos como deve ser a apresentação/anúncios dos produtos em seu site, priorizando a ordem de importância dada pelo público-alvo, vulgo compradores de imóveis. Sendo:
- Informações dos anúncios
- Qualidade dos anúncios
- Funcionalidades do site
A pesquisa sobre o mercado imobiliário digital
Alinhada com o compromisso de gerar informações que auxiliem os processos de decisão de construção, investimento, financiamento ou negociação dos agentes do mercado imobiliário, a ZAP+ lançou uma pesquisa que contou com cerca de 773 respondentes das regiões metropolitanas do Brasil.
Dentro de todo o escopo, além da jornada de compra que leva em média 26 meses para ser concluída, e que tanto abordamos por aqui, a pesquisa aponta as prioridades dos usuários em relação aos anúncios encontrados nos portais.
São estes dados que vamos apresentar e também mostrar como trabalhamos cada um deles. Começando pelas informações divulgadas pelos sites.
Informações dos anúncios
Antes de tudo, é preciso ressaltar que a pesquisa era de múltipla escolha e o critério para definir os itens considerados importantes, foi uma resposta acima de 50%.
O primeiro deles, no topo das prioridades, foi a descrição completa do imóvel.
1.1 Descrição do imóvel
O detalhe aqui é que deve ser completa mesmo. Apenas número de cômodos e metragem não são suficientes.
Para isso, informe o material utilizado na finalização, que horas bate sol no imóvel e em qual posição, deixe claro qual ou quais andares disponíveis, fale e mostre a garagem e se é de fácil manobra, capacidade elétrica para chuveiros e eletrodomésticos, entre muito outros detalhes.
Alguns parecem irrelevantes, mas eles sempre agem ao favor da sua construtora/incorporadora na hora do comprador tomar uma decisão.
Ainda, mostra um zelo da sua empresa em saber e querer mostrar cada detalhe, que as concorrentes muitas vezes não terão.
O que ao nível de comportamento do consumidor, se reflete ao zelo com a entrega do produto.
Como resultado, mais um ponto positivo para sua empresa.
1.2 Endereço Completo
Em segundo lugar se encontra talvez uma das máximas dos corretores, a localização.
Já ouvi de diversos corretores a seguinte frase “Três coisas são fundamentais na venda de imóveis: localização, localização e localização”.
E bem, não à toa é o segundo item mais importante para os entrevistados.
Assim, como a descrição, não se limite ao básico de colocar o endereço. Hoje é muito fácil incorporar mapas nos sites e eles com certeza devem ser usados.
Além disso, os arredores do imóvel são pontos importantes a serem explorados no discurso de venda e no marketing para construtoras e incorporadoras.
Tanto que o 4º item na lista de prioridades nas informações do anúncio, é sobre comércio e serviços do bairro.
1.3 Valor do condomínio e IPTU
Muito importante, e por consequência terceiro item da lista, é a amostra do valor do condomínio e IPTU.
Tão importante que ele é um fator decisivo tanto quanto o valor do imóvel.
Sempre deixe claro estes valores.
1.4 Comércio e serviços do bairro
Por fim, o quarto ponto mais importante nas informações expostas no anúncio do imóvel são os comércios e serviços do bairro/região.
Quase que complementar ao item 1.2 Endereço completo, vale reforçar que é meio excelente a ser explorado pelo marketing de conteúdo para atrair leads e gerar vendas.
Inclusive pode ser muito bem utilizado no marketing pós-venda para transformar clientes em fãs
Qualidade dos anúncios no marketing imobiliário digital
Novamente, 4 pontos são destacados como os mais importantes para avaliação de qualidade do anúncio. O primeiro deles é sobre as imagens.
2.1 Fotos reais e atualizadas
Este item diz respeito mais sobre evitar fotos distorcidas em ângulos impossíveis, ou tentar esconder alguma falha/defeito, ou até mesmo inventar algo.
(Sim, já vi anúncios que continham churrasqueira na sacada e ao visitar, não existia a churrasqueira e nem a vista das fotos)
Este ponto também vale para as imagens 3D antes da obra ficar pronta. Por isso, invista em um bom profissional/empresa que produza estas maquetes e as respectivas imagens renderizadas.
Como resultado, bons profissionais/empresas, além de entregar um ótimo material que vai impulsionar suas vendas, vão se preocupar com a posição do sol e a melhor proporção dos móveis em relação ao espaço.
Deixando assim a imagem muito mais realista e verídica.
2.2 Atualização de status
Este é simples e direto, se o imóvel ainda não foi entregue, você deve apresentar em seu anúncio o status da obra.
Por isso, além de expor esta informação nos anúncios, o status da obra deve ser divulgado com frequência para quem já comprou.
Um bom exemplo para transformar clientes em fãs, é disponibilizar uma linha do tempo com as datas das etapas.
2.3 Imagens da região
Assim como na sessão sobre as informações dos anúncios, as fotos das redondezas do produto também são fundamentais para um marketing imobiliário digital de sucesso.
Não apenas dizer, mas mostrar como são os arredores.
Portanto, casa muito bem com a dica já citada de produzir marketing de conteúdo sobre estes comércios do entorno, que podem ter fotos adicionadas.
2.4 Comparação de preços dos imóveis.
Quando diferentes unidades são apresentadas, usuários acham muito importante que fique claro a diferença de valores entre elas.
Dessa forma, nessa altura da jornada de compra no mercado imobiliário, o usuário já sabe que diferentes plantas e andares, têm números diferentes.
Entretanto, eles julgam como muito importante ter a diferença clara dentro do anúncio.
Funcionalidades ideias do site para um marketing imobiliário digital de sucesso
As dicas anteriores também valem para os anúncios em redes sociais. Entretanto, se você quer ter um marketing imobiliário digital que gere mais vendas para você, você PRECISA ter um site.
E dentro de sites, os entrevistados apontaram os 4 itens mais importantes:
- 3.1 Ter filtros bem específicos para localizar o imóvel
- 3.2 Busca de imóveis em mapas
- 3.3 Opção de favoritar seus anúncios, para revisitar depois
- 3.4 Tour Virtual
Entre estes pontos, acredito que o filtro e a busca dos imóveis em mapas já estão bem difundidas no mercado imobiliário.
Entretanto, favoritar e o tour virtual ainda não.
Apesar de “Favoritar anúncios” ser uma função mais específica para sites de imobiliárias, construtoras e incorporadoras sabendo desta informação podem incentivar seus usuários a salvar os anúncios em seu navegador para que possam revisitar mais facilmente no futuro.
Melhor ainda, elaborar ações de marketing para que os usuários se cadastrem na lista de e-mails.
O tour virtual, por sua vez, é uma tendência MUITO FORTE se tratando de marketing e vendas imobiliárias.
Assim como as imagens 3D são hoje em dia, “Visitas virtuais” serão cada vez mais comuns neste mercado e você não pode ficar para trás neste quesito.
Está cada vez mais comum que as mesmas empresas/profissionais que trabalham com as maquetes, se especializem e ofereçam o tour virtual, melhorando o pacote de investimento que você deve fazer.
O mercado imobiliário digital para incorporadoras e construtoras
Ainda que você, como incorporadora ou construtora, tenha páginas próprias para cada lançamento, as dicas deste posts servem da mesma forma.
Apesar do mercado em geral não especificar o marketing imobiliário entre imobiliárias e as outras empresas, há divergências em pontos específicos da comunicação.
Por isso, criamos o guia definitivo de marketing para construtora.
Precisando de ajuda no marketing?
Somos uma agência digital para o mercado da construção civil, atuando com especialidade na venda de imóveis. Já tendo participado da venda de mais de R$2,3 Bilhões em VGV.
Há anos temos ajudado construtoras e incorporadoras a venderem mais, focando em estratégias inovadoras (off-line e online) direcionadas ao diferente momento dos seus produtos – incorporação, lançamento, execução ou pós-obra.