Inovações tecnológicas na construção civil: caso de sucesso

Inovações tecnológicas na construção civil entregam sucesso.

Quando falamos em inovações tecnológicas na construção civil é comum resumir isso  apenas ao marketing e a adoção de algumas ferramentas digitais para serem utilizadas em cada setor. Muitas vezes, contratadas sem visão estratégica e pensamento de longo prazo.

Inovar nesse setor que é o menos tecnológico da indústria não é fácil, mas as empresas que fazem isso garantem que vale a pena, conforme revela o Panorama de inovação nos setores imobiliário e de construção no Brasil, realizado com 270 executivos do setor. Os ganhos são significativos, assim como podemos ver no caso de sucesso da parceria entre Prevision e CGL Construtora. A empresa melhorou muito a sua performance produtiva, aumentando-a em 20%. 

Se você se interessa por tecnologia na construção civil e está sempre lendo sobre inovações no setor, este artigo é para você.

Agora, antes de entender o que a CGL fez para alcançar bons resultados, vamos imergir um pouco mais no contexto das inovações tecnológicas na construção civil.

Inovações tecnológicas bem planejadas

O uso de tecnologias na construção civil ainda é um processo fragmentado, onde as empresas adotam soluções específicas para atender questões pontuais do negócio. Isso prejudica muito o fluxo de dados dentro da construtora e incorporadora, pois nem sempre as ferramentas contratadas permitem integração entre si. 

Embora o investimento em soluções isoladas não seja o mais estratégico, tem crescido a adoção de inovações tecnológicas na construção civil. De acordo com dados da consultoria McKinsey, entre os anos de 2014 a 2019, as empresas investiram US $ 25 bilhões em tecnologias de engenharia e construção (E&C). Nos cinco anos anteriores o registro era de US $ 8 bilhões. 

As empresas já reconhecem a importância e a necessidade do investimento em inovações tecnológicas na construção civil. Agora, é o momento de amadurecer as análises e começar a investir de forma estratégica.

A escolha de uma tecnologia para uma empresa do setor deve ser feita de forma planejada, com objetivo de atender às necessidades do negócio e resolver seus problemas, assim como a CGL Construtora fez. 

Os desafios que a CGL precisava enfrentar

Diante do cenário em que se encontrava, a CGL tinha quatro grandes desafios para enfrentar:

  • melhorar a comunicação entre construtora e cliente sobre os detalhes do andamento da obra;
  • automatizar o planejamento das obras;
  • otimizar e padronizar seus processos;
  • nivelar a comunicação entre os envolvidos.

Esses desafios eram os mesmos que a maior parte das empresas que ainda não encontraram a tecnologia ideal enfrentam. A diferença é que a CGL olhou para eles e começou a pensar em formas de solucioná-los rapidamente, sem impactar as obras que já estavam em andamento.

Saiba como estas 5 construtoras conseguiram resolver os problemas mais comuns nas obras e conquistaram ótimos resultados por meio da tecnologia

A CGL já estava com a Prevision, plataforma de planejamento e cronograma de obras, no radar. A construtora montou um plano para crescer com base no número de obras em andamento e na quantidade de profissionais atuando nelas. Como era um time enxuto, até aquele momento não houve a necessidade de um software de planejamento, mas com o novo plano de crescimento tornou-se fundamental.

Inovação na construção civil garante aumento de produtividade em 20%

Dentre os quatro desafios que a CGL precisava enfrentar, o principal era melhorar a comunicação entre construtora e cliente. A empresa não conseguia munir o cliente de informações com constância e isso gerava insatisfação. Uma pessoa que compra um imóvel na planta vai receber as chaves depois de 2 ou 3 anos. Enquanto isso fica à espera dos comunicados esporádicos ou periódicos da construtora e esse não era o tipo de experiência que a CGL queria oferecer.

A parceria com a Prevision resolveu esse problema, pois o cliente consegue acompanhar a obra em tempo real, sabendo tudo que está acontecendo. As informações sobre a obra são inseridas na plataforma, desde a fase de planejamento – que é todo construído no sistema – até o controle dos serviços.

Diante de algum ajuste no cronograma, por exemplo, o cliente também consegue ver. Isso torna a comunicação mais objetiva e ajuda a empresa na sua tomada de decisões. 

A produtividade também sofreu um ganho expressivo, em 20%, pois as equipes atuam de forma mais alinhada, todo mundo sabe o que está sendo feito e porquê. Isso diminui o retrabalho e aumenta a eficiência na rotina da obra.

A CGL aumentou seu volume de empreendimentos  em 5 vezes sem perder a qualidade das entregas, no atendimento e no gerenciamento de custos.

Antes de contratar a Prevision, a empresa fazia a gestão de custos só depois que a obra era finalizada. Agora, esse processo acontece em tempo real, assim consegue evitar desperdícios e gastos desnecessários.

O tempo investido e o seu retorno

O processo de implementação da ferramenta foi bem rápido, pois a plataforma é muito simples e intuitiva. A Prevision foi implementada em 6 obras em 30 dias. O time recebeu treinamento e acompanhamento especializado da equipe de sucesso do cliente da Prevision, que ajudou no desenvolvimento dos cronogramas em Linha de Balanço, na criação de vínculo e custos dos serviços do cronograma. Isso proporcionou uma visão estratégica de desempenho, prazo e valor agregado dos projetos. 

As vantagens de uma ferramenta para inovar o planejamento de obras

Com uma ferramenta inovadora de planejamento, a empresa consegue planejar a obra de forma objetiva. Ou seja, sem definir tarefas que não serão realizadas e prazos que não serão cumpridos, além de dependências que vão prejudicar o projeto.

A plataforma da Prevision permite que a construtora consiga ter uma rotina de planejamento que aplique os conceitos de Lean Construction no canteiro de obras. Isso quer dizer, tendo ganhos como redução de desperdícios, agilidade, eficiência, previsibilidade, integração de dados e boa comunicação.

A construtora passa a ser capaz de gerenciar a obra com mais qualidade no longo e médio prazo, removendo as restrições com antecedência e tornando a produção de obra mais enxuta. 

O engenheiro consegue acessar facilmente as listas semanais de atividades e, através das medições e simulações de cenário de execução, consegue alinhar o operacional da obra com o estratégico da empresa. 

Além disso, o controle da produção é atualizado de forma instantânea, o que gera autonomia e segurança para equipes da obra e diretorias ao analisar em tempo real os dados da obra.
Quer alcançar eficiência adotando inovação tecnológica na sua obra? Conheça a Prevision!

Deixe um comentário

Cadastre-se Newsletter

Prometemos cuidar do seu email como se fosse nosso!