Um funil de vendas é uma plataforma de marketing e vendas que pode ajudá-lo a construir um público e encontrar novas pistas para o seu negócio.
Então, se você já se perguntou como colocar mais pessoas em seu empreendimento imobiliário, então você está no lugar certo.
Neste blog, falaremos sobre o que é um funil de vendas, porque você precisa de um e como construir um que funcione para o seu negócio.
O que é um funil de venda?
Um funil de vendas é o processo que leva seus clientes potenciais de estranhos a clientes pagantes. É uma série de etapas destinadas a conseguir que as pessoas se interessem pelo seu produto ou serviço e, em seguida, conseguir que eles o comprem.
Seu funil de venda é a arma secreta que lhe permite vender mais, mais rápido e por mais dinheiro.
Então, o que é um funil de vendas? É basicamente uma forma de dividir todos os seus clientes potenciais em grupos menores e visando cada grupo com mensagens específicas.
O primeiro passo é conseguir a atenção das pessoas, o que geralmente é feito através de publicidade e marketing nas mídias sociais.
Uma vez que você tenha a atenção delas, você pode começar a movê-las pelo funil: criando páginas de destino que as informem sobre seu produto ou serviço, enviando e-mails que expliquem por que elas devem confiar em você, e assim por diante.
Quando eles finalmente chegarem ao fundo do funil – tendo conseguido passar por todas essas etapas – eles estarão muito mais propícios para comprar!
Ou seja, o objetivo é fazer com que os clientes continuem a circular pelo funil, dando-lhes pequenos pedaços de informação que os fará querer comprar de você.
Em empreendimentos imobiliários, isto pode significar algo tão simples quanto enviar mensalmente um boletim informativo por e-mail com informações sobre novos imóveis chegando ao mercado, status da obra de um prédio ou outras grandes notícias em sua área.
Você também pode enviar cartões postais ou até mesmo ligar para as pessoas individualmente se elas tiverem manifestado interesse em comprar um produto seu.
Você pode até mesmo usar anúncios em mídias sociais e outras formas de marketing digital para atingir pessoas com base em seus interesses e locais!
Desde que seja mais próximo de tomar uma decisão real de compra, não há muito limite para quantas maneiras diferentes você pode usar os funis de vendas para ajudar a conduzir o tráfego em direção ao fechamento de negócios.
Então, como eu construo um funil de vendas?
Ótima pergunta! Tudo começa com estratégia: o que minha empresa faz? O que meu produto faz? Quem são nossos públicos-alvo? Como alcançá-los?
Ou seja, tudo se inicia no planejamento de marketing, e para que este processo funcione, porém, você precisa de três coisas: uma oferta, fontes de tráfego (como motores de busca e mídia social) e um mecanismo de conversão que permita às pessoas que querem o que você está vendendo comprá-lo de fato (como um site de comércio eletrônico).
Uma vez planejado, você começa a montar o funil conforme as etapas do seu processo comercial.
Ou seja, é diferente para cada projeto, embora a base seja a mesma.
Há muitas maneiras diferentes de construir um funil de vendas para construtores e desenvolvedores. Veja como você pode fazer isso:
1. descobrir com o que seu público-alvo se preocupa.
2. decida quanto dinheiro você quer ganhar com este cliente e com que freqüência eles comprarão de você.
3. crie uma oferta que os leve a comprar de você agora, mas também lhes dê uma oportunidade de voltar mais tarde em seu ciclo de vida também.
4. certifique-se de que sua oferta inclua todas as informações necessárias para que eles possam tomar uma decisão agora mesmo.
Por isso cada projeto, investimento, ação de marketing e vendas na sua incorporadora, resultarão em dados que devem ser bem administrados pelo time de marketing e vendas.
Para isso, decidimos ajudar você a ter mais assertividade nas suas decisões com uma visão ampla e bem estruturada do seu funil de vendas: disponibilizamos gratuitamente nossa Planilha de Vendarketing.
Ali você encontrará exatamente como dividimos nosso funil de vendas e o passo a passo para você preencher, organizar e analisar os números do seu negócio.